
XVII
FCCEENF
(Fórum Científico e Cultural das(os) estudantes de Enfermagem)
15 e 16 de Setembro de 2017

tEMA 2017:
Enfermagem e a ressignificacao do trabalho em tempos temerosos
O XVII Fórum Científico e Cultural dos Estudantes de Enfermagem, propõe discutir, trabalhar e formar num sentido crítico, político, social e cultural amplo, sobre a visão do reconhecimento da enfermagem enquanto classe trabalhadora imergida em uma conjuntura política de retrocessos, sobre ameaça de uma reforma previdenciária sem fundamentos. Como consequência, os efeitos dessa ação se encontram na interface trabalho-condição de saúde que afetam enfermeiros(as) e usuários do SUS.
Dito isto, se faz necessário ressignificar, não apenas o trabalho, mas a percepção da classe trabalhadora que sustenta o modo de produção capitalista. Esse modelo degrada e mata todos os dias, sobretudo mulheres, as quais naturalmente dispõem de dupla ou tripla jornada de trabalho.
Através deste espaço acreditamos na possibilidade de estimular a discussão e reflexão a acerca das bandeiras de luta da enfermagem, doenças ocupacionais desencadeadas pelas más condições de trabalho, a consciência de classe da categoria e o olhar diferenciado do(a) enfermeiro(a) para com o agente do seu cuidado. Assim, pretende-se reconhecer a exploração pelo trabalho e ressignifica-la na perspectiva da emancipação humana e da evolução das sociedades.